28/11/2017

MORREU NA ÚLTIMA SEXTA (24) EM GUARULHOS-SP O ARTISTA PLÁSTICO HAROLDO SANTOS.

Faleceu na manhã desta sexta-feira (24) o artista plástico Haroldo Santos, vítima de câncer. Ainda não foram obtidas mais informações sobre o ocorrido, local de velório e sepultamento. Nascido em Itajuípe na Bahia, era filho do senhor Antônio que por muitos anos morou em Xique-Xique (BA). Haroldo Santos sempre visitava Xique-Xique onde curtia com os irmãos por parte de pai Juarez (Titan), Jeane e Lilian. Haroldo Santos veio jovem para Guarulhos. Começou a colorir fachadas de lojas com pintura a revólver. Daí para as artes plásticas, nas quais notabilizou-se, tendo quadros seus até em outros países. No final dos anos 1990, especializou-se em pintar retratos de pessoas. Na Revista Guarulhos (RG) de agosto/setembro de 2009, foi publicada reportagem na qual ele contou sua trajetória. À guisa de homenagem e para que os que não o conheceram saibam mais sobre ele, aqui a reproduzimos. O texto foi da jornalista Jéssica Batista e as fotos de Márcio Monteiro. Em praticamente toda Guarulhos existem as pinturas de Haroldo Santos. A história do artista plástico parece ter sido retirada de um livro dos tempos coloniais. O filho de português com baiana teve que se mudar de sua vida confortável em Itajuípe, na Bahia, para São Paulo com sete anos.

Morando em Guarulhos, começou trabalhando como ajudante de pedreiro e pegava os restos de tinta das construções para pintar. “A arte não começa com você, ela simplesmente nasce com ela”, completa. Por intermédio de um amigo, ficou sabendo de um terreno baldio na vila São Rafael. Mudou-se com toda família e montou uma casa de pau-a-pique. “Mas como minha mãe tinha um bom coração, foi chamando todos que conhecia para morar no terreno. Acho que formei a primeira favela de Guarulhos (risos)”, conta. Na adolescência, passou a morar em uma pensão e dava aulas de desenho na Sociedade Amigos do Gopoúva. Após um ano servindo o Exército, voltou à cidade e começou a fazer fachadas com pintura a revólver, o que era uma novidade para a época: “Eu comecei a fazer grafite e pintava principalmente boates. Pintei praticamente Guarulhos toda”.

Sua guinada na carreira foi durante o show de uma cantora argentina onde, por acaso, se tornou cenógrafo do espetáculo. Depois disso, Haroldo realizou trabalhos para diversas emissoras de TV. Para ele, os cenários eram muito fáceis de fazer, já que ele estava acostumado com um ritmo acelerado de trabalho: “Eu tinha que ser rápido, mas principalmente na TVS (atual SBT). O Silvio Santos chegava ao cenário, contava que tinha tido um sonho e nós tínhamos que mudar todo o tema de repente”. Houve uma época ainda que Haroldo juntou-se com cinco artistas e foram para a Europa: “Fiquei dois anos lá somente para juntar o dinheiro. Enquanto meus amigos compraram carros, eu comprei minha casa e montei meu ateliê”. Hoje, as pessoas procuram seus serviços para que faça retratos. Até o presidente Lula foi retratado pelos pincéis de Haroldo, que o entregou pessoalmente. O quadro pode ser visto no Centro Municipal de Educação Adamastor Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.